top of page

IST´S (Infecções Sexualmente Transmissíveis)

Conviver com o vírus HIV é diferente de viver com AIDS.

images.jpg
O HIV, sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana, ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. 
Já a AIDS (da sigla em inglês, síndrome da imunodeficiência adquirida) é o estágio mais avançado desta infecção, porque o vírus, ao destruir as células de defesa, deixa o organismo mais vulnerável a diversas doenças. 

Sífilis

O Ministério da Saúde adverte: a DST mais traiçoeira virou epidemia nacional. E por um motivo insólito: o remédio contra ela é barato demais. Entenda.
O Ministério da Saúde adverte: a DST mais traiçoeira virou epidemia nacional. E por um motivo insólito: o remédio contra ela é barato demais. Entenda.
Agora, se você não prestava realmente muita atenção nas aulas de educação sexual, é bem capaz que não saiba o que é, de fato, essa doença. Sífilis é o nome dado à infecção decorrente da bactéria Treponema pallidum. Ela invade o corpo em quatro fases.

FASE 1

A sífilis primária é o estágio inicial da doença, que surge cerca de 3 semanas após o contágio. Essa fase é caracterizada pelo aparecimento do cancro duro, pequenas lesões avermelhadas nos órgãos genitais que acabam desaparecendo após 4 ou 5 semanas, sem deixar cicatrizes.

FASE 2

Após o desaparecimento das lesões do cancro duro, que é um período de inatividade pode durar de seis a oito semanas, a doença entrará novamente em atividade.As novas lesões são caracterizadas como manchas rosadas ou pequenos caroços marrons que surgem na pele, na boca, no nariz, nas palmas das mãos e nas plantas dos pés, podendo haver algumas vezes também descamação intensa da pele.

fASE 3

 Neste estágio, a sífilis é caracterizada por:

  • Lesões maiores na pele, boca e nariz;

  • Problemas em órgãos internos: coração, nervos, ossos, músculos, fígado e vasos sanguíneos;

  • Dor de cabeça constante;

  • Náuseas e vômitos frequentes;

  • Rigidez do pescoço, com dificuldade para movimentar a cabeça;

  • Convulsões;

  • Perda auditiva;

  • Vertigem, insônia e AVC;

SÍFILIS CONGÊNITA

A sífilis durante a gravidez pode causar aborto, mal formações ou morte do bebê ao nascer. Em bebês vivos, os sintomas podem surgir desde as primeiras semanas de vida até mais de 2 anos após o nascimento,

© 2019 por Adolescência e Sexualidade, Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page